ÁREAS DO CONHECIMENTO
Conhecimento (do latim cognoscere, "ato de conhecer"), como a própria origem da palavra indica, é o ato ou efeito de conhecer.
No conhecimento temos dois elementos básicos, o sujeito (cognoscente) e o objeto (cognoscível). O cognoscente é o indivíduo capaz de adquirir conhecimento. O cognoscível é o que se pode conhecer.
O conhecimento pode ser considerado um produto, algo que pode ser adquirido e transmitido pelas pessoas. Podemos então olhar o conhecimento como uma atividade intelectual por meio da qual é feita a apreensão de algo exterior à pessoa.
ÁREAS DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR
Ciências Agrárias - agronomia, engenharia florestal, engenharia agrícola, zootecnia, medicina veterinária e outras.
Ciências Biológicas - biologia, bioquímica, biofísica, farmacologia, biotecnologia e outros.
Ciências da Saúde - medicina, enfermagem, farmácia, odontologia, nutrição, saúde coletiva, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, educação física e outros.
Ciências Exatas e da Terra - matemática, probabilidade, estatística, ciência da computação, astronomia, física, química, geociências, oceanografia e outros.
Ciências Humanas - filosofia, sociologia, antropologia, arqueologia, história, geografia, psicologia, educação, ciência política, teologia e outros.
Ciências Sociais Aplicadas - direito, administração, economia, arquitetura e urbanismo, ciência da informação, biblioteconomia, comunicação, serviço social, turismo e outros.
Engenharias - engenharia civil, elétrica, mecânica, química, sanitária, de produção, de minas, metalúrgica, nuclear, de transportes, naval, aeroespacial e outras.
Linguística, Letras e Artes - linguística, letras, artes, música, dança, teatro, cinema, fotografia e outros.
CARACTERÍSTICAS DAS ÁREAS
Ciências Agrárias
É uma das áreas do conhecimento recomendadas para quem gosta de lidar com questões ambientais, preservação e desenvolvimento econômico. E aprimora a produtividade, o uso e o manejo de recursos naturais.
Ciências Biológicas
É o estudo da vida em diversas escalas. O estudo dessa área do conhecimento busca entender o funcionamento de organismos, seres vivos e suas relações como meio em que estão inseridos.
Ciências da Saúde
Estudam a vida, mas com atenção maior nas doenças e na busca pelo bem-estar. Possui uma atuação direcionada para a busca por diagnósticos, tratamentos e no acompanhamento da saúde das pessoas.
Ciências Exatas e da Terra
Geralmente é indicado para pessoas que gostam de raciocínio lógico, fórmulas e números, e resolver problemas e testar hipóteses. Ainda assim, os estudos de exatas demandam criatividade e inovação.
Ciências Humanas
São estudos para entender os comportamentos e necessidades da sociedade. Esse campo tem o ser humano, suas relações e a cultura como objeto de estudo e costuma trazer reflexões subjetivas.
Ciências Sociais Aplicadas
Nesta área os estudos são na sociedade e coletividade. As ciências sociais trabalham interesses e necessidades da sociedade como um todo, olhando não apenas caracteres subjetivos.
Engenharias
Usam cálculo e lógica para resolver problemas, também fazem uso de recursos naturais para construir, criar e conceber novas ferramentas que facilitem a vida em diversos âmbitos gerando benefícios para os seres humanos.
Linguística, Letras e Artes
É uma das áreas do conhecimento que a atenção maior está na comunicação entre seres humanos, expressões artísticas e culturais.