Coisas da Ciência

CIENTISTAS

Cientistas são profissionais responsáveis por criar, desenvolver e fabricar grande parte das facilidades que o mundo moderno possui.

Albert Einstein foi um físico e professor, nasceu em 14 de março de 1879, em Ulm, no estado alemão de Württemberg na Alemanha e morreu em 18 de abril de 1955, em Princeton, Estados Unidos.

Einstein desenvolveu a Teoria da Relatividade. E conquistou o Prêmio Nobel de Física em 1921 pela descoberta do efeito fotoelétrico.

Charles Robert Darwin foi um naturalista, geólogo e biólogo britânico, nasceu no dia 12 de fevereiro de 1809, na Inglaterra na cidade de Shrewsbury e morreu em 19 abril de 1882.

Formulou a teoria da evolução das espécies, anteviu os mecanismos genéticos e fundou a biologia moderna. É considerado o pai da “Teoria da Evolução das Espécies”.

Antoine-Laurent de Lavoisier nasceu em Paris, 26 de agosto de 1743 e morreu em Paris, 8 de maio de 1794.

Foi um nobre e químico franco-belga e fundamental para a revolução química no século XVIII. Autor da frase: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".

Marie Curie nascida Maria Salomea Skłodowska, nasceu em 7 de novembro de 1867, na cidade de Varsóvia, na Polônia e morreu em Passy na França em 4 de julho de 1934. 

Marie Curie foi a única pessoa a receber o prêmio Nobel duas vezes, um em Física em 1903, e o outro em Química em 1910. Conduziu pesquisas pioneiras sobre radioatividade, um termo que ela mesma cunhou.

Leonardo da Vinci nasceu em 15 de abril de 1452, na Vila de Vinci na Toscana, na Itália e morreu em 2 de maio de 1519, aos 67 anos, em Cloux, na França.

Foi um polímata, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.

Rosalind Elsie Franklin nasceu em 25 de julho de 1920, em Notting Hill, Londres, Reino Unido e morreu em 16 de abril de 1958 em Chelsea, Londres, Reino Unido.

Foi uma química e biofísica que contribuiu para o entendimento das estruturas moleculares do DNA, RNA, vírus, carvão mineral e grafite.

Isaac Newton.jpg

Isaac Newton nasceu em Woolsthorpe-by-Colsterworth, na Inglaterra no dia 04 de janeiro de 1643 e morreu em Londres no dia 31 de março de 1727.

Foi um físico, astrônomo e matemático.  Famoso por sua "Lei da gravitação universal", enunciou as Leis do Movimento. Descreveu os fenômenos óticos e foi figura-chave na Revolução Científica.

Gregor Johann Mendel nasceu em 20 de julho de 1822, na região da atual Áustria e morreu em 6 de janeiro de 1884.

Foi um biólogo, botânico, frade agostiniano da Igreja Católica e meteorologista austríaco. Conhecido como pai da genética, por ser o primeiro pesquisador a compreender os princípios básicos da hereditariedade.

Cecilia Payne-Gaposchkin nasceu em 10 de maio de 1900 em Wendover, Reino Unido e morreu em 7 de dezembro de 1979 em Cambridge, EUA.

Foi uma astrônoma do século XX que descobriu que as estrelas eram compostas por gases leves como Hidrogênio e Hélio. Em 1920, graduou-se em química e física sem receber o seu diploma por ser mulher.

Louis Pasteur nasceu em 27 de dezembro de 1822 na França e morreu em 28 de setembro de 1895 na França.

Foi um cientista, químico e bacteriologista francês, cujas descobertas tiveram enorme importância na história da química e da medicina. Graças a Pasteur, surgem as primeiras noções de esterilização, assepsia e pasteurização (nome em homenagem ao cientista).